Informação sobre o projecto no Portugal 2020

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) apresentou um projecto de internacionalização do Café Português.

Este projecto obteve aprovação no âmbito do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nos termos do aviso para apresentação de candidaturas nº 02/SIAC/2015 – Sistema de Apoio a Acções Colectivas (Internacionalização), ficando-lhe atribuído o nº 14415.

Este projecto, designado por “PORTUGUESE COFFEE HUB”, tem como objectivo criar uma marca aglutinadora dos cafés transformados em Portugal – “Portuguese Coffee” – que, através de uma plataforma web comunicará, universalmente, a essência do café português e a sua oferta nacional, nos mercados internacionais.

Este projecto terá a duração de 24 meses, tendo tido início em Outubro de 2015 e fim em Setembro de 2017.

Prevê-se um investimento elegível total no valor de  225.788,90€, sendo que 191.920,57€ será apoiado pelo FEDER a título de incentivo não reembolsável.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

  • Criar uma marca aglutinadora do café produzido em Portugal, designada de “Portuguese Coffee”, sempre associada à plataforma web.
  • Desenvolver a plataforma “Portuguese Coffee Hub” com o objectivo principal de mostrar a oferta nacional de café. Nesta plataforma integrar-se-á toda a cadeia de valor do café produzido em Portugal, comunicando os seus resultados.
  • Promover internacionalmente a marca “Portuguese Coffee” e o portal “Portuguese Coffee Hub” em revistas; eventos específicos; e certames estratégicos de carácter internacional sempre em alinhamento com a sua presença da web. Esta comunicação pretende consolidar a presença dos cafés produzidos em Portugal nos mercados internacionais já conquistados e em novos.