Projecto

postal“PORTUGUESE COFFEE – a blend of stories

 O NOSSO DESAFIO

A marca “Portuguese Coffee – a blend of stories pretende promover e divulgar o “Café Português”, comunicando a sua elevada qualidade e tradição e uma cultura de café própria, salientando também a sua originalidade, um café diferente e com características próprias e únicas, reconhecidas pelos diferentes mercados, quer nacionais, quer internacionais, como um produto especifico e diferenciado, de modo a aumentar a sua valorização e procura, permitindo às empresas nacionais aumentarem as suas exportações nos diversos mercados externos.

A AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) é a entidade responsável pela estratégia de actuação, implementação e organização da MARCA INSTITUCIONAL que representa o “Café Português”.

O QUE É O CAFÉ EXPRESSO PORTUGUÊS?

“bebida obtida numa máquina expresso, a partir de um blend de café torrado, com um volume médio entre 35ml±5ml e com creme cor de avelã, denso e persistente. Organolepticamente é uma bebida aveludada, com corpo acentuado e bem equilibrada. Caracteriza-se por uma enorme complexidade aromática, por uma suave acidez, por um notável balanço de sabores e por um final de boca agradável e persistente”.

EM QUE SE DIFERENCIA?

  • Património cultural / Portugalidade
  • Tradição histórica e tradição / hábito de consumo
  • Processo de Torra natural e tradicional. Torra Lenta
  • Diversidade e riqueza da matéria-prima
  • Biodiversidade – Origens bastante diferenciadas
  • Creme: caracterização do produto
  • História emocional à volta do café expresso português
  • Experiência diferenciadora

A torrefacção em Portugal é menos intensa comparativamente à torra escura, conferindo-lhe menos acidez e mais aroma, mais corpo e mais doçura.

A torrefacção em Portugal privilegia a torra média a média-escura, permitindo expressar o flavour regional associado a cada café do mundo comparativamente a uma torra escura, o que resulta num café torrado com aroma e corpo realçado e uma doçura que oferece uma experiência sensorial de degustação que se quer prolongar e que cria memória no consumidor.

Em geral, o perfil de torra do café português é menos intenso preservando a essência do café português, que se traduz por uma acidez fraca a média, um aroma forte e uma bebida encorpada.

Parâmetros técnicos a ter em conta na extracção da bebida de Café Expresso, numa máquina profissional:
Parâmetro Expresso Português
Massa de café torrado moído (dose) 6 – 7g
Pressão da água que atravessa a dose de café 9 bar
Temperatura da água à saída da máquina 90° ± 2°C
Tempo de extracção 25s ± 5s
Volume da bebida (incluindo creme) 35 ml ± 5ml
Cor do creme Avelã

 

PROJECTO

CONTEXTO

O consumo em Portugal

80% dos portugueses consomem café diariamente;

Fonte – European Coffee Federation

 

Em média, cada português bebe 2,5 chávenas de café, por dia o que corresponde a uma média de consumo (nacional) de café de 4,73 kg, por pessoa e por ano;

Fonte – AICC e European Coffee Federation

Habitualmente são consumidas pequenas doses de café. Caracteristicamente no “formato” expresso.

Fonte – AICC

Comparação do consumo

Enquanto no resto da Europa apenas 20% do consumo de café é feito fora de casa e 80% é feito em casa, em Portugal esta tendência inverte-se… o nosso consumo é maioritariamente fora do lar!

Fonte – European Coffee Federation

Sendo que a média de consumo de café (europeu) é de 6,4 kg, por pessoa e por ano;

A nível mundial a média de consumo de café é de 1,3 kg, por pessoa e por ano;

Fonte – ChartsBin e AICC

Apesar dos portugueses consumirem cada vez mais café, os líderes no consumo de café são:

1 – Finlândia: 11,7 kg;

2 – Noruega: 9.4 kg;

3 – Dinamarca: 8.5 kg;

4 – Suécia: 8.1 kg;

5 – Suíça: 7.5 kg;

Fonte – International Coffee Organization (2012).

Em Portugal consome-se mais Café Expresso, enquanto que fora de Portugal, o consumo de café é, geralmente, feito em café de saco ou de filtro, o que implica quantidade maiores.

Em relação ao número de pontos venda, em Portugal existe aproximadamente um estabelecimento para cada 160 habitantes, enquanto a média europeia ronda os 400 habitantes.

Oportunidade

O crescimento do mercado global de café (mercados asiáticos, sul americanos e africanos), aliado à exploração de outras formas de consumo de café constituem uma oportunidade para a internacionalização e crescimento de um sector tão caracterizador de Portugal.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

  • Promover e divulgar os cafés feitos em Portugal;
  • Promover, preservar e divulgar o património e a nossa cultura de cafés;
  • Criar o conceito do café expresso português, enquanto experiência diferenciadora.

ESTRATÉGIA

  • Apostar numa comunicação emocional que crie relação e respire não só café, mas o que é ser português;
  • Promover e divulgar o Café Português, como um produto específico e diferenciador;
  • Aumentar a sua valorização e procura;
  • Certificar as marcas de café portuguesas.

ACÇÕES A DESENVOLVER

  • Site específico para comunicar a marca, a Plataforma web: www.thePortugueseCoffee.com
  • Eventos nacionais e internacionais para lançamento e divulgação da Marca “Portuguese Coffee – a blend of stories
  • Presença na Feira SIAL – Paris de 16 a 20 Outubro 2016
  • Artigos de apresentação da marca “Portuguese Coffee – a blend of stories” na imprensa
  • Anúncios publicitários