“Portuguese Coffee – a blend of stories®” é um selo atribuído ao café transformado em Portugal que pretende promover e divulgar o “Café Português”, comunicando a sua elevada qualidade e tradição.
O café expresso português faz parte da nossa cultura, sendo já visto como um produto gastronómico nacional, salientando-se pela sua originalidade. É um café diferente, com características próprias e únicas, reconhecidas pelos diferentes mercados, quer nacionais, quer internacionais, como um produto específico e diferenciado.
O nosso objectivo ao criar este selo é permitir ao consumidor identificar claramente a origem e transformação deste produto e assim aumentar a sua valorização e procura, permitindo às empresas nacionais aumentarem as suas exportações nos diversos mercados externos.
A AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) é a entidade responsável pela estratégia de actuação, implementação e organização desta MARCA INSTITUCIONAL que representa o “Café Português”.
“bebida obtida numa máquina expresso, a partir de um blend de café torrado, com um volume médio entre 35ml±5ml e com creme cor de avelã, denso e persistente. Organolepticamente é uma bebida aveludada, com corpo acentuado e bem equilibrada. Caracteriza-se por uma enorme complexidade aromática, por uma suave acidez, por um notável balanço de sabores e por um final de boca agradável e persistente”.
O café português combina geralmente café de diferentes origens, formando assim os chamados “blends” e a torrefacção em Portugal é menos intensa comparativamente à torra escura, conferindo-lhe menos acidez e mais aroma, mais corpo e mais doçura.
A torrefacção em Portugal privilegia a torra média a média-escura, permitindo expressar o flavour regional associado a cada café do mundo comparativamente a uma torra escura, o que resulta num café torrado com aroma e corpo realçado e uma doçura que oferece uma experiência sensorial de degustação que se quer prolongar e que cria memória no consumidor.
Em geral, o perfil de torra do café português é menos intenso preservando a essência do café português, que se traduz por uma acidez fraca a média, um aroma forte e uma bebida encorpada.
Parâmetros técnicos a ter em conta na extracção da bebida de Café Expresso, numa máquina profissional: | |||||||
Parâmetro | Expresso Português | ||||||
Massa de café torrado moído (dose) | 6 – 7g | ||||||
Pressão da água que atravessa a dose de café | 9 bar | ||||||
Temperatura da água à saída da máquina | 90° ± 2°C | ||||||
Tempo de extracção | 25s ± 5s | ||||||
Volume da bebida (incluindo creme) | 35 ml ± 5ml | ||||||
Cor do creme | Avelã |
O consumo em Portugal
80% dos portugueses consomem café diariamente e preferem fazê-lo na forma de “expresso”;
Em média, cada português bebe 2,5 chávenas de café, por dia o que corresponde a uma média de consumo (nacional) de café de 4,73 kg, por pessoa e por ano;
Comparação do consumo
Enquanto no resto da Europa apenas 20% do consumo de café é feito fora de casa e 80% é feito em casa, em Portugal esta tendência inverte-se… o nosso consumo é maioritariamente fora do lar!
Sendo que a média de consumo de café (europeu) é de 6,4 kg, por pessoa e por ano;
A nível mundial a média de consumo de café é de 1,3 kg, por pessoa e por ano;
Apesar dos portugueses consumirem cada vez mais café, os líderes no consumo de café são:
1 – Finlândia: 11,7 kg;
2 – Noruega: 9.4 kg;
3 – Dinamarca: 8.5 kg;
4 – Suécia: 8.1 kg;
5 – Suíça: 7.5 kg;
Em Portugal consome-se mais Café Expresso, enquanto que fora de Portugal, o consumo de café é, geralmente, feito em café de saco ou de filtro, o que implica quantidade maiores.
Em relação ao número de pontos venda, em Portugal existe aproximadamente um estabelecimento para cada 160 habitantes, enquanto a média europeia ronda os 400 habitantes.
Oportunidade
O crescimento do mercado global de café (mercados asiáticos, sul americanos e africanos), aliado à exploração de outras formas de consumo de café constituem uma oportunidade para a internacionalização e crescimento de um sector tão caracterizador de Portugal.