Factos e Mitos

Factos e Mitos do Café na Saúde

 

01. Beber café faz mal à saúde. MITO: Beber café regularmente, 3-4 chávenas diárias, deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos.

02. Beber café aumenta o risco de doença cardiovascular. MITO: O consumo moderado de café não está associado a um maior risco de problemas cardiovasculares (como doenças e ataques cardíacos, arritmia ou hipertensão). Pelo contrário, vários estudos sugerem que o café pode ajudar a reduzir este tipo de patologia.

03. Grávidas não devem beber café. MITO: A recomendação é que as mulheres grávidas limitem a dose diária de cafeína para 200-300mg/dia, o que não significa eliminar o consumo. Desta forma, não há qualquer inconveniente em ingerir até duas chávenas (cerca de 80-100mg) diárias de café.

04. Beber café aumenta o desempenho desportivo. FACTO: Os efeitos do consumo de café no desempenho desportivo estão diretamente ligados à cafeína (3-4mg/kg). Estudos comprovam e relacionam a ingestão de cafeína à performance, resistência e a uma redução na perceção de esforço.

05. Café desidrata. MITO: As evidências científicas não suportam um efeito diurético significativo e afirmam que o café pode contribuir para a ingestão diária de líquidos, não levando a desidratação ou a perdas significativas de fluidos corporais.

06. Beber café ajuda na concentração e no sentido de alerta. FACTO: Uma porção de 75mg de cafeína, a quantidade encontrada em cerca de uma “bica”, aumenta a atenção e o estado de alerta. Os efeitos estimulantes são observados entre 15 – 45 minutos após o consumo e normalmente duram cerca de quatro horas.

07. O consumo de café vicia. MITO: A remoção de cafeína da dieta normal pode levar a sintomas temporários de abstinência em algumas pessoas, como dores de cabeça, que podem ser evitados por uma redução gradual da ingestão de cafeína.

08. Beber café ao fim do dia ou à noite pode afectar o sono. FACTO: Muitos consumidores não têm quaisquer problemas, no entanto, pessoas sensíveis à cafeína sentem a estimulação suave do café consumido antes de ir para a cama, afectando o tempo necessário para adormecer.

09. Descafeinado é mais saudável do que café. MITO: O descafeinado é apenas uma opção para os indivíduos que possuem sensibilidade à cafeína ou que sentem dificuldade a dormir. Ambos são ricos em anti-oxidantes.

10. Um ou dois cafés por dia é o consumo moderado aconselhado. MITO: Com excepções das grávidas e grupos específicos de doentes coronários e sensíveis à cafeína, o consumo médio indicado é de 3-4 chávenas diárias.

 
flyer-mitos-realidades