História

photoA AICC é uma associação patronal sem fins lucrativos das empresas que, no território nacional, exercem a sua actividade na indústria de torrefacção, moagem, empacotamento e comercialização de café ou responsáveis pelo lançamento no mercado de café, misturas, sucedâneos e solúveis.

Foi criada em 1972, como Grémio Nacional de Torrefactores por um grupo de industriais de torrefacção, tendo iniciado a sua actividade em 2 de Abril de 1973. Esta iniciativa resultou do descontentamento que se vinha a acumular no grupo de torrefactores que, estando até aqui dependentes do Grémio de Armazenistas de Mercearia, via muito mal zelados os seus interesses.

Em 1974 e com a revolução de Abril, são extintos os grémios, sendo criada a Associação Nacional dos Torrefactores. Em 18 de Outubro de 2007, esta Associação adopta a sua actual designação – Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

O período 1975-1980 foi muito importante para a Associação, e em que esta revelou a sua eficácia na ajuda de resolução dos problemas dos seus Associados. Assim a partir de Novembro de 1975 e com a independência das nossas colónias, Portugal deixa de ser um produtor de café e passa a ser um importador; e como se esta desfavorável inversão não lhes bastasse aos torrefactores, ainda são contingentados nas quantidades de matérias-primas a importar.

É então que a Associação cria uma “Cooperativa de Importação de Café” para colmatar esta situação e assim abastecer de matérias-primas todos os seus associados, inclusive aqueles que pela sua reduzida dimensão nunca teriam acesso à mais pequena tranche.

Foi devido ao esforço desta Associação, nas pessoas dos seus mais empenhados colaboradores, que se foram desenvolvendo e melhorando as condições de trabalho no sector.
É de assinalar que ainda hoje permanecem na Associação pessoas ou seus descendentes que em 1971, iniciaram esta instituição.